Rua Angelica, 25 - Santo André-SP 11 99513-0437 11 4343-5049

Os 4 “RS” Norteadores da reciclagem

Veja nosso blog

Gostou? compartilhe!

Saiba mais...

Veja nosso Blog

blog.cidadaoeco.com.br
Os 4 “RS” Norteadores da reciclagem

 

Vivemos em uma sociedade altamente consumista, que, como tal, oferece grande quantidade de produtos com alto desperdício de recursos naturais e grande produção de lixo. Essa imensa utilização dos recursosaturais está levando o planeta a um colapso e arriscando o futuro de todos nós.

 

O aquecimento global, o efeito estufa e a poluição são apenas algumas graves consequências da interferência humana no meio ambiente e da economia moderna.A única esperança para conter os  desastres ambientais e a falta de recursos  naturais essenciais, como a água e o ar puro, é a formação de uma nova consciência e a adoção de novos hábitos de vida.

 

A escola apresenta um papel relevante à medida que pode conscientizar as novas gerações. Se os jovens incorporarem ao seu cotidiano os norteadores da reciclagem, os quatro “RS” – reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar -, certamente, ensinarão esta lição para seus familiares e poderemos vislumbrar uma luz no fim do túnel. O Brasil produz, todo ano, cerca de nove bilhões de garrafas pet e menos da metade é reciclada! Apesar dos esforços governamentais e não-governamentais e do sucesso de campanhas para reduzir a produção de lixo e poluentes, ainda enfrentamos aumentos constantes e indesejáveis.

 

É fundamental praticar o desenvolvimento sustentável, isto é, repor constantemente os recursos naturais utilizados para que eles possam estar disponíveis no futuro. Para isso, sociedades e governos precisam monitorar todo o ciclo de materiais, identificar as etapas falhas e controlar os desperdícios e resíduos persistentes. E, assim, lidar efetivamente com os quatro “RS”.

 

 

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Economia e Vida”. O Texto-Base da Campanha insiste que a economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade.  O lema da Campanha é a afirmação de Jesus registrada no Evangelho de Mateus – “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) – e nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro.

 

 

O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absoluto das decisões das pessoas e dos governos. A medida fundamental para qualquer economia deveria ser um sistema que crie reais condições de segurança e oportunidades de desenvolvimento da vida para todas as pessoas, inclusive para que toda criação divina possa estar assegurada.

 

O capitalismo trabalha no sentido oposto e estimula cada vez mais a destruição do planeta. Não se importa com a destruição da natureza ou com o fato de que está tornando sistêmica a miséria de milhões de famílias.

 

Atualmente, para mudarmos e garantirmos o nosso futuro e o das próximas gerações é urgente mudarmos o nosso olhar diante do planeta Terra. Abraçar os quatro “RS” e colocá-los em prática não significa somente modismo ou ter consciência ambiental, mas sim sobrevivência da espécie humana e de todas as outras.


(Joice Lobo – Professora de Ciências da segunda etapa do Ensino Fundamental).



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Cidadão Eco Whatsapp Cidadão Eco