Rua Angelica, 25 - Santo André-SP 11 99513-0437 11 4343-5049

Saiba o que fazer com o seu lixo

Veja nosso blog

Gostou? compartilhe!

Saiba mais...

Veja nosso Blog

blog.cidadaoeco.com.br
Saiba o que fazer com o seu lixo

 

Você tem uma televisão antiga na sua casa e não sabe o que fazer? Celulares quebrados? Videocassete? Esses equipamentos são um sério risco para o meio ambiente, e não podem ser jogados em lixo comum. Possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

 

O lixo eletrônico é um dos grandes problemas da sociedade moderna.  Com a tecnologia avançando na velocidade da luz e a sociedade capitalista consumista, a quantidade de equipamentos obsoletos que ficam sem finalidade, inclusive no lixo, é imensa. A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Segundo dados da ONU, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano.

 

Pensando no descarte correto desses produtos, algumas empresas e ONGs se especializaram no recolhimento e reciclagem de equipamentos eletrônicos. Um deles é o projeto Cidadão Eco, especializado em logística reversa e que coleta as sucatas eletrônicas, realiza a triagem, separação e o desmonte dos aparelhos, em seguida encaminha para empresas de reciclagem onde os componentes são triturados. Dessa forma, a empresa assegura que as sucatas não retornem ao mercado para fins escusos, ou seja, enviados para aterros sanitários. Além disso, todos os processos realizados e serviços de destruição de sucata estão de acordo com a legislação ambiental. A retirada dos produtos é agendada pelo site do projeto (www.cidadaoeco.com.br) e o custo é feito de acordo com o local. Por enquanto, a Cidadão ECO só faz retirada de material  em São Paulo(Capital) e Grande ABCD.Também em São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza o E-lixo Maps (www.e-lixo.org/), que ajuda a achar o local de descarte mais próximo da sua casa. Várias outras cidades possuem ONGs, empresas e projetos que recebem material eletrônico obsoleto. Para saber onde descartar em sua cidade, entre no site: www.lixoeletronico.org ou verifique com a Secretaria do Meio Ambiente.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Cidadão Eco Whatsapp Cidadão Eco